segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Os (as) três (...)

Resolvi usar o blog mais como uma anotação de meus estudos, algumas curiosidades que eu me deparo, mas que provavelmente vou vir a esquecer. Assim poderei relembrar rapidamente lendo o meu resumo.

Hoje, lendo meu dicionário de ideogramas (japonês), me deparei com uma lista de expressões que usam o número três, achei interessante que em português nós também usamos alguns:

三軍 (os três poderes militares): Marinha (海軍), Exército (陸軍), Aeronáutica(空軍).

三権: Os três poderes: Executivo (行政権), Judiciário (司法権), Legislativo (立法権).

三原色: As três cores primárias: Vermelho (赤), Azul (青), Amarelo (黄).

三大義務 (As três grandes obrigações): Pagamento de impostos (納税), Trabalho (勤労), Educação (教育).

三大栄養素 (os três grandes nutrientes): Proteína (たんぱく質), Gordura (脂肪), Carboidrato (炭水化物).

三大宗教 (as três grandes religiões): Cristianismo (キリスト教), Budismo (仏教), Islamismo (イスラム教).

-----------------------------------
Ideias para futuros posts: 

1) Listagem completa dos "novos" ideogramas incorporados ao 常用漢字, com uma lista de palavras em que são usados. (talvez segundo semestre de 2011 ou 2012 mesmo)

2) Post dedicado a algum ideograma que está no 常用漢字, mas não é tão comum para estudantes de japonês (boa parte dos ideogramas aprendidos entre o 7º-9º ano). (começar ainda este ano, vai longe...)

Como podem ver, japonês está no centro das ideias, já q é o q estudo e acho q ainda exige uma reflexão maior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário